sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comodismo ou ignorância?

Sou vegano, estudante de nutrição e convivo diariamente com teses plagiadas e acomodadas num sistema de ensino barato e eficaz. Preconceito este, que desfaz laços de amizade, oportunidades de crescimento pessoal e auto conhecimento. Me incomoda observar a situação atual , companheiros de estudo ainda perdidos com tanta informação mal distribuída, somado ao descaso rotineiro de suas vidas.Mas o que realmente me preocupa é saber que daqui a alguns anos, são estes mesmos, que serão responsáveis pela saúde de outro ser humano.

Em relação as fontes de inspiração:Por que tantos profissionais da saúde têm preconceito contra o vegetarianismo ? A falta de estudo e de atualização científica faz com que alguns profissionais de saúde não gostem da dieta vegetariana. A formação acadêmica nas faculdades de nutrição e medicina deixa muito a desejar quando o assunto é vegetarianismo. Profissionais alienados por um sistema didático ultrapassado, onde a maioria se sente perdido quando solicitado a montar um cardápio diferenciado. O medo do desconhecido é natural para qualquer ser humano, mas fechar as portas do conhecimento por pura ignorância, é algo que não admito. As alegações de que o vegetarianismo é uma dieta inadequada provêm de bases teóricas mal compreendidas a respeito de diversos nutrientes (ferro, proteína,zinco,cálcio), de estudos científicos mal desenhados ou mal interpretados e da falta de estudo de muitos profissionais de saúde.

E a nós, que buscamos conhecimento para fazer a diferença dentre tantos outros interesses ($$),futuros nutrólogos, veganos e conscientes, boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário