quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vamos aos fatos

São muitos os motivos para uma pessoa se tornar vegetariana. Pela ética e respeito aos animais, religião, saúde, ou simplesmente pela preocupação com o planeta. Aí me perguntam - desde quando meu bife interfere em alguma coisa?. A consequência está diariamente nas manchetes dos jornais e televisores, o planeta Terra está perdendo sua resitência, e quem vai pagar por isso somos não somos nós, mas nossos filhos e netos. É justo com eles?
A produção de carne interfere gravemente no aquecimento global, na sustentabilidade mundial, é uma verdade bem inconveniente, o desmatamento sanguinário da Amazônia, a briga sem fim por terra;95% das populações indígenas desapareceram,e as tribos/nações que sobrevivem em meio ao caos, desfrutam de doenças, escravidão, miséria e guerras contra garimpeiros, caçadores, ladrões de madeira e fazendeiros lucradores da indústria pecuária, que por sinal, é a pior empregadora que existe no planeta.

Sem falar que para produzir um quilo de carne bovina exige, ao longo de todo o ciclo de vida do boi, cerca de 15 mil litros de água. E se uma pessoa consome 200 gramas desse tipo de carne por dia, estará consumindo 3 mil litros de água. A eles devem ser somados os demais usos domésticos (chuveiro, sanitários, cozinha), mais a água consumida na produção de energia elétrica para a casa, mais o consumo fora, no trabalho, nas construções, nos deslocamentos, em tudo. O desperdício desenfreado agrava - tanto de aguá, comida, dinheiro, energia e boas ações - ainda mais a situação descuidada na qual encontra-se a humanidade.

Pare e pense antes de tomar qualquer atitude, pense no planeta, pense na sua saúde, pense nas milhões de vidas inocentes que serão poupadas. Pois a natureza retribui a violência que plantamos nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário