quinta-feira, 18 de março de 2010

Leite para o consumo humano.









Seria erroneamente ingênuo pensar que a vaca não sofre em produzir leite para o consumo humano.
Muitas pessoas visualizam aquela cena de interior, fazendeiro com o baldinho, tirando leite calmamente, alegre, alimentando sua família, essa é uma exceção divina. E é assim que nos fazem pensar, com as embalagens de leite com desenhos de vacas sorrindo, camponesas felizes, belas fazendas. Não se deixe enganar, pois a realidade das vacas leiteiras é bem diferente e bem mais cruel do que esta.
Na industria do leite, as vacas têm sua estimativa de vida drasticamente reduzida de 20 para 4 anos, em vista das altas doses de hormônios e das contínuas inseminações artificiais que recebem a fim de serem mantidas prenhas, produzindo leite incessantemente. Sem contar que, ao nascer, seu filhote não se amamenta desse leite, é tirado de perto da mãe, enjaulado e confinado a morte, destinado a produção da carne de vitela, conhecido também como baby beef.
A maior preocupação das pessoas em largar o leite de vez, é a falta de cálcio no organismo, mas assim como todos nutrientes e vitaminas, podem ser encontrados com tranquilidade no reino vegetal, só que em quantidades diferentes, tais como: espinafre, amêndoa, gergelim, flor crua de brócolis, couve-manteiga, avelã, castanha-do-pará e agrião.
O ser humano é o único mamífero que se alimenta do leite de outra espécie.
Ser vegano, ser vegetariano é ter respeito com outros seres vivos; mas o que realmente me preocupa, não é a falta de cálcio, mas sim, a falta de vontadeinformação das pessoas.

Um comentário:

  1. Não se esqueça que para isso, não basta apenas não tomar um leite com chocolate, tem também que abandonar o bolo gostoso das festas, o brigadeiro feito pela tia, todo e qualquer tipo de queijo, tortas, doces, chocolate, receitas e mais receitas tem que ser mudadas, quase todo tipo de comida leva leite, e para isso é preciso se penitenciar muito e ter muita atenção. Não é apenas deixando de comprar as embalagens da Tetra Pack, que se deixa de financiar a indústria leiteira. Se essa for a vontade de alguém (ser um vegano) é preciso abandonar muitos costumes e criar outro: ler as embalagens. E, além disso, subentender que toda e qualquer forma de alimentação da rua (lanchonete, fastfood, restaurante, feiras-livres) levam como um dos principais ingredientes o Leite. Muito cuidado. A escolha é muito difícil, e a manutenção dela mais ainda.

    Breno.

    ResponderExcluir